Agência dos EUA autoriza remdesivir como tratamento de emergência para Covid-19
O antiviral remdesivir, da Gilead Science Inc, recebeu autorização de uso emergencial para o Covid-19 da agência de vigilância sanitária Food and Drug Administration (FDA) dos EUA na sexta-feira, abrindo caminho para o uso mais amplo do medicamento em mais hospitais nos Estados Unidos.
Durante uma reunião no Gabinete Oval da Casa Branca com o presidente Donald Trump, o executivo-chefe da Gilead, Daniel O’Day, chamou a medida de um primeiro passo importante e disse que a empresa estava doando 1,5 milhão de frascos da droga para ajudar os pacientes.
“Nos sentimos humildes com esse sendo um primeiro passo importante para ... pacientes hospitalizados. Queremos garantir que nada atrapalhe esses pacientes recebendo o medicamento, por isso decidimos doar cerca de 1,5 milhão de frascos”, disse.
A Gilead não respondeu imediatamente a uma solicitação sobre o preço que planeja cobrar pelo medicamento após o esgotamento dessas doações.
A autorização da FDA se aplica a pacientes hospitalizados com Covid-19 grave que necessitam de suplementação de oxigênio.
Gilead disse que o governo federal coordenará a doação e distribuição de remdesivir para hospitais nas cidades mais atingidas pelo Covid-19. Citando a oferta limitada do medicamento, a empresa disse que os hospitais com unidades de terapia intensiva e outros hospitais que o governo julgar mais necessitados receberão prioridade.